Powered By Blogger

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Acasalamento das borboletas



Assim que saem da crisálida, as borboletas estão prontas para reproduzir. Os machos localizam as fêmeas visualmente e através de ferormônios (hormônios produzidos pelos animais para atrair o sexo oposto). Se a fêmea aceita o macho, eles unem a parte final de seus abdômens e se mantém assim por algum tempo, permanecendo em um mesmo lugar ou realizando pequenos vôos. Durante este período, o macho passa para a fêmea um "pacote de esperma" chamado espermatóforo, o qual irá fertilizar os ovos.



Machos e fêmeas da mesma espécie se reconhecem pelo tamanho, cor, forma e estrutura de veias das asas, características específicas de cada espécie. As borboletas também podem reconhecer umas às outras através de feromônios ou odores. Durante o acasalamento, os machos utilizam os órgãos entrelaçantes do abdômen para se agarrar às fêmeas.
Muitos machos de borboletas fornecem mais do que apenas espermatozóides para suas parceiras. Eles produzem também o espermatóforo, um conjunto de espermatozóides e nutrientes que as fêmeas necessitam para produzir e botar os ovos. Alguns machos coletam nutrientes específicos para produzir espermatóforos melhores na tentativa de atrair uma parceira. Entretanto, algumas fêmeas não têm escolha. Em algumas espécies, os machos acasalam com as fêmeas antes que elas deixem a crisálida ou logo que saem do casulo. Em muitas espécies, os machos e as fêmeas são parecidos, mas geralmente as fêmeas possuem abdômens maiores para carregar os ovos.

Um comentário:

  1. LEGAL O BLOGGER, MAS SERIA INTERESSANTE MUDAR A FONTE SE VOCÊ ESTIVER PREOCUPADA EM REPASSAR CONHECIMENTOS E NÃO EM FAZER UMA COISA BONITA MAIS DE DIFÍCIL INTENDIMENTO ESPERO TER CONTRIBUÍDO PARA O SEU BLOGGER.

    ABÇ

    CARVALHOBAO

    ResponderExcluir